É mais do que reconhecido o valor das soft skills ou competências transversais no mercado de trabalho. Percebemos que a sua importância é frequentemente relacionada com a diferenciação de candidatos nos processos de recrutamento e seleção, ou até mesmo na permanência dos colaboradores na organização.
Além disso, um estudo de vários autores em parceria com a Shashi Exports (exportadora de vestuário na India), demonstrou que o treino de competências ao nível das soft skills aumentou produtividade dos trabalhadores em 12% comparativamente ao grupo de controlo.
Mas, o papel das soft skills vai para além do impacto no desempenho profissional, reflete-se em ambientes de trabalho mais saudáveis e positivos.
O que são soft skills?
As soft skills ou competências interpessoais, que podem ser nomeadas como as competências de relação e interação, são habilidades interpessoais de natureza social e emocional, que auxiliam na comunicação e interação com outras pessoas. No fundo, as habilidades relacionais influenciam na maneira como lidamos com o outro e connosco próprios, em diferentes situações e contextos.
Algumas destas competências incluem a empatia, a inteligência emocional, a resolução e gestão de conflitos, a capacidade de liderança, o trabalho em equipa e a comunicação eficaz.
Qual a importância das soft skills em contexto laboral?
A empatia e a inteligência emocional são importantes aliadas no estabelecimento de relações saudáveis e seguras. Ao compreendermos as nossas emoções e as dos nossos colegas de trabalho, estamos capazes de mostrar apoio, potenciando que os colaboradores se sintam conectados com a equipa e com a organização, contribuindo para um sentimento de pertença clima organizacional positivo.
A resolução e gestão de conflitos, são habilidades essenciais, uma vez que os conflitos são inevitáveis em qualquer contexto, no entanto, em ambiente laboral é crucial saber lidar com estas situações para que possamos minimizar o seu impacto negativo no nosso bem-estar e saúde mental. A capacidade de resolver construtivamente divergências entre colaboradores promove um ambiente de trabalho harmonioso, onde existe espaço para ser assumirem posições divergentes sem que isso se reflita num conflito interpessoal generalizado.
A comunicação eficaz é indispensável para estabelecer e manter relacionamentos positivos, reduzir mal-entendidos e gerir conflitos que podem levar a estados de stress e ansiedade. O domínio da escuta ativa e da assertividade na comunicação é o que permite que os colaboradores se expressem e procurem apoio às suas necessidades e especificidades, dentro a organização.
Como promover as soft skills?
Estas competências desenvolvem-se ao longo da vida nos mais variadíssimos contextos, e nascem dos diferentes papéis que desempenhamos e das nossas experiências pessoais.
No entanto, a promoção das competências interpessoais em contexto corporativa, pode ser conseguida através do investimento em programas de treino de competências e desenvolvimento pessoal, pelas organizações para os seus colaboradores, nomeadamente para os seus líderes. Um líder empático que compreende e se preocupa com as necessidades da equipa promove um ambiente de trabalho colaborativo, motivador e saudável, reduzindo o risco de esgotamento. Além disso, iniciativas como workshops, palestras, ou até mesmo benefícios como serviços de acompanhamento psicológico, podem ser exemplos de contextos potenciadores do aperfeiçoamento destas habilidades.
Qual o impacto das soft skills na saúde mental?
Ao longo deste artigo foram evidenciados os vários pontos que sustentam a importância das soft skills no contexto de trabalho, sendo estas habilidades relacionais que promovem a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ao valorizarem e priorizarem estas competências, mais do que as competências técnicas, as empresas estão a promover a saúde mental dos seus colaboradores, potenciando não só resultados mais positivos, mas também aumentando a satisfação do trabalhador com a organização. Um clima organizacional empático, saudável e positivo, promove ambientes de trabalho mais acolhedores e estimulantes. Investir não só no recrutamento e seleção, na retenção de colaboradores com boas competências interpessoais, mas também promover estas habilidades dentro do contexto é fundamental na promoção da saúde mental e bem-estar nas nossas empresas.