OS PSICÓLOGOS(AS) TEAM 24 RESPONDEM…

ESG: Um guia para a Sustentabilidade e Saúde Mental nas Empresas

ESG

Jéssica Alves

Numa época em que a sustentabilidade, global e organizacional, está na ordem do dia, revela-se pertinente conhecer e entender conceitos como o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).  

A preocupação com estes temas vai ao encontro da necessidade de corresponder às exigências de uma agenda mundial, preocupada com a sustentabilidade. Conceito que se estende para além do impacto da atividade humana no ecossistema, mas também com o compromisso em assegurar às gerações futuras a qualidade de vida e oportunidades da que a geração atual ainda tem acesso. 

Assim, o conceito ESG, acrescenta valor às nossas organizações e constitui uma ferramenta importante na vida e nos desafios que as empresas atualmente enfrentam. 

Comecemos por responder à pergunta: O que é ESG?

ESG é uma sigla que significa Environmental, Social and Corporate Governance, traduzindo, este conceito refere-se a critérios de sustentabilidade organizacional e a indicadores de conduta de uma empresa socialmente responsável e consciente.

Estes critérios permitem apurar se a sua organização é saudável, lucrativa e consciente a nível social e ambiental.

ESG

Desconstruindo a sigla:

  • Ambiental: inclui o comportamento e compromisso da empresa em relação a problemas ambientais, como mudanças climáticas, escassez de recursos, gestão de desperdício, no fundo adoção de medidas ecológicas.
  • Social: envolve as relações laborais que a organização estabelece com os seus colaboradores, clientes e comunidade, incluindo neste critério as questões da segurança, e da saúde física e mental dos colaboradores na empresa (condições de trabalho paygap e inclusão e outros temas relacionados com os direitos humanos e a responsabilidade social).
  • Governança Corporativa: compreende as estruturas de gestão e políticas empresariais, liderança e ética dentro da organização, estratégia e gestão de riscos psicossociais.

Mas porque é tão importante que as empresas se foquem nestes critérios, e como é que o ESG funciona como guia para a Sustentabilidade e Saúde Mental dentro das organizações?

O ESG foi criado como sendo uma métrica para as empresas para avaliar o desempenho nas áreas já destacadas. O facto das organizações se comprometerem a este perfil idóneo apresenta várias vantagens, nomeadamente a atratividade em mercados financeiros e investidores, mas não só. As empresas que se servem destes critérios estão mais preparadas para enfrentar riscos psicossociais e económicos.

Como?

As práticas ESG estão relacionadas com a sustentabilidade empresarial, uma vez que ao adotarem uma gestão eficaz de recursos poderão garantir a sua longevidade no mercado de trabalho, fortalecer a sua imagem corporativa, tornando se atrativa para futuros colaboradores e potenciais investidores.

Através da adoção de políticas inclusivas, programas de saúde e bem-estar, promoção da qualidade de vida dos colaboradores, gestão eficaz de recursos, criação de uma cultura organizacional equilibrada, capacitação para lideranças empáticas e assertivas e práticas de gestão de talentos, as empresas contribuem para a saúde e segurança dos seus colaboradores. Por consequência aumentando o compromisso e envolvimento dos mesmos, aumentando a produtividade e reduzindo custos com absentismo e turnover, uma vez que cada vez mais os profissionais procuram trabalhar em empresas que partilhem dos valores pessoais.

A sustentabilidade das empresas e organizações depende da promoção da saúde mental dos seus colaboradores e da criação de ambientes de trabalho saudáveis.  

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER TEAM 24

Subscreva e mantenha-se a par das novidades no panorama da Saúde Mental

* Preenchimento Obrigatório