No dia em que se celebra o Dia da Apreciação do Empregado, urge agradecer. Dizer: OBRIGADO.
Gostaria de começar por refletir sobre o propósito do dia, que é excelente, no entanto a escolha da designação, para mim, não é a mais feliz. Prefiro assinalar o “Dia de Apreciação do COLABORADOR”.
A termo colaborador, por si só, já nos remete para uma sinergia proativa e bidirecional, onde duas partes trabalham e se complementam em prol do mesmo objetivo, visão e missão. Afinal, é isso que uma organização saudável, com uma liderança eficaz deve promover: pessoas felizes e engajadas, que se sentem parte integrante da organização e que estão perfeitamente alinhadas com a cultura e visão da mesma.
Reconhecer o colaborador é uma forma de retribuir, valorizar e recompensar, o que por si só promove o engajamento dos mesmos e consequentemente aumenta a produtividade da organização. Estudos revelam que líderes que reconhecem de forma sistemática os seus colaboradores têm taxas de engajamento sete vezes superiores aos líderes que não praticam o reconhecimento. (Havard Business Review, 2022)
O reconhecimento por pares e principalmente pelos líderes tem um impacto enorme nas necessidades básicas do ser humano como por exemplo no sentimento de segurança, autoestima e autorrealização. (Maslow, 1943)
Estas necessidades básicas são transponíveis para o contexto laboral e por isso ser tão importante o reconhecimento como forma de engajamento e motivação.
Como podemos reconhecer os colaboradores?
1 – Gestão de Desempenho Contínua: mais do que ciclos de avaliação de desempenho, os líderes devem promover momentos mais “informais”, one-to-one, onde há abertura para partilhar feedbacks, onde os colaboradores se sentem escutados e onde há lugar para o elogio e reconhecimento por parte do líder.
2 – Comunicação de Promoções/Mobilidade: esclarecer os colaboradores que a gestão de performance tem impacto direto na sua mobilidade na empresa. Os colaboradores devem estar conscientes de que os momentos de feedback ou de avaliação, como reflexo do seu desempenho, influencia diretamente na sua mobilidade interna e/ou promoções.
3 – Feedback Contínuo: o feedback contínuo assim como uma comunicação vertical e horizontal aberta, são a chave para o engajamento. Todos os momentos de comunicação são oportunidades para agradecer e/ou elogiar.
4 – Ferramentas para o Reconhecimento/Elogio: podemos usar as plataformas de comunicação interna como o Teams, Slack ou outras como forma de promover iniciativas de reconhecimento por pares e líderes. Podemos criar categorias como o “TOP dos mais elogiados”, ou o “TOP dos que mais elogiam” e deste modo promover a interação, o elogio e o reconhecimento entre todos os membros da organização. Existem ainda aplicações específicas para este tipo de desafios.
Em resumo, o reconhecimento é um estímulo às ações e entregas positivas desempenhadas pelas pessoas. Praticando o reconhecimento é possível engajar os colaboradores e reforçar comportamentos por meio de feedbacks contínuos, medidas meritocráticas e avaliações de performance. Além disso, promovemos as interações saudáveis e um bom clima organizacional.
Por tudo isso, hoje é dia de dizer OBRIGADA, a todos os meus colaboradores, que juntamente comigo, trabalham para que a nossa missão se materialize!