OS PSICÓLOGOS(AS) TEAM 24 RESPONDEM…

A Importância das Férias: como me preparar para o descanso?

A Importância das Férias: como me preparar para o descanso?

Mariana Fernandes

A Subsecção X do Código do Trabalho consagra o gozo de Férias como um dos direitos fundamentais do trabalhador e concretiza o modo como este deve ser efetivo. Segundo o artigo 237º, “o direito a férias deve ser exercido de modo a proporcionar ao trabalhador a recuperação física e psíquica, condições de disponibilidade pessoal, integração na vida familiar e participação social e cultural”.

Ir de férias é diferente de estar preparado para ir de férias. Implica um processo, um preparar-se para ir, reconectar e “desacelerar”. Nem sempre isso acontece de forma automática, como se de um botão se tratasse. Implica um processo de conexão e de encontro connosco e com as nossas necessidades.

Quais os benefícios das férias?

As férias podem ser definidas como um espaço interno e externo de recuperação e interrupção da rotina quotidiana. Os períodos de descanso são fundamentais para a saúde psicológica e estão intimamente ligados ao alívio de stress, uma vez que as preocupações contínuas do dia a dia deixam de estar presentes, produzindo-se serotonina e dopamina, as hormonas mais ligadas ao bem-estar e felicidade.

Os estudos científicos mostram que relaxar, nas férias, pode melhorar a qualidade (e até quantidade) do sono e assim, contribuir para a melhoria do sistema imunitário e redução do risco de doenças cardíacas.

Por outro lado, nestes períodos consegue ter mais tempo para realizar atividades que gosta e valoriza, o que aumenta os seus níveis de felicidade e conduz ao aumento do bom-humor, tranquilidade, vontade de sorrir e interagir.

Como desligar do trabalho em tempo de férias?

Falar de desligar em tempo de férias implica estar ligado. Estar ligado às suas necessidades, aos sinais do corpo e da mente, ligado ao que aconteceu ao longo dos últimos meses, seja no âmbito profissional como familiar e contextual. Estar consciente do cansaço, do cumprimento ou não dos objetivos, do bem-estar ou desmotivação.

Existem muitas estratégias que pode e deve experimentar, antes e durante as férias, para se conseguir distanciar do trabalho. A grande maioria das práticas assenta no planeamento e antecipação.

Em primeiro lugar, é importante marcar as férias com alguma antecedência para ter mais tempo para preparar o seu trabalho e, se necessário, delegar algumas tarefas. Pode ainda comunicar as suas férias às pessoas com quem trabalha diretamente, informando-as do período em que não vai estar no escritório. Paralelamente, ative a mensagem de out of office no seu email e outras plataformas que utiliza, explicitando o período em que vai estar ausente e partilhando um contacto alternativo, de forma a certificar-se que todos os assuntos têm resposta.

Em segundo lugar, deixe o máximo de trabalho realizado antes de ir de férias. Se considerar organizador, pode listar as tarefas prioritárias que deve tratar antes de se ausentar do escritório. Pode ainda fazer uma outra lista das tarefas que tem de retomar quando regressar de férias. Antecipe dificuldades que possam surgir e deixe esses temas ao cuidado dos seus colegas e chefia para não ser necessário interromperem o seu período de férias. Se não for possível estar totalmente ausente, crie limites sobre os períodos do dia em que podem contatá-lo.

Caso tenha telemóvel ou computador da empresa, mantenha-os desligados ou então desligue as notificações.

Como posso potenciar as minhas férias para meu benefício?

À semelhança do trabalho, também as férias devem ser planeadas. Idealmente, deve combinar estes dias com momentos livres e de autocuidado para conseguir descansar e relaxar, mas também com programas com a família e amigos. Experimente atividades novas que o interessam, mas mantenha também algumas rotinas nos seus dias, nomeadamente as que estão ligadas à atividade física, alimentação e sono. Pratique técnicas de mindfulness ao ar livre, conectando-se com a natureza, e distancie-se um pouco dos ecrãs.

Use bem este tempo de descanso para desacelerar e se ouvir a si e às suas necessidades. Experimente terminar os seus dias com um exercício de gratidão pelos momentos que viveu.

Apesar da importância do planeamento, tenha presente que não é possível controlarmos tudo o que acontece. Desta forma, se for necessário, mantenha-se disponível para fazer ajustes nas atividades inicialmente previstas. 

Como nos preparamos para o final das férias e o regresso ao trabalho?

Antes de regressar ao trabalho, pode ser importante reservar algum tempo para preparar esta transição. É importante que recomece as suas rotinas tranquilamente.

Por outro lado, reserve o seu primeiro dia de trabalho para atualizar emails e acompanhar assuntos pendentes através dos seus colegas e, se possível, evite outros compromissos.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER TEAM 24

Subscreva e mantenha-se a par das novidades no panorama da Saúde Mental

* Preenchimento Obrigatório