EVENTOS COM A ORGANIZAÇÃO OU PARTICIPAÇÃO DA TEAM 24

2ª Grande conferência de Saúde Mental

Carlos Pinho

Depois do sucesso da 1ª edição da Conferência de Saúde Mental, o IIRH, em parceria com a TEAM 24, organizou no dia 19 de junho a 2ª edição com o mote: “Capacitar para Prevenir: O Papel da Liderança na Saúde Mental Organizacional”

O papel da liderança na saúde mental dos colaboradores

No passado dia 19 de junho, o IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, com o apoio da TEAM 24, organizou a 2.ª edição da Conferência de Saúde Mental, desta vez com o mote: “O Papel da Liderança na Saúde Mental Organizacional”.

Este evento reuniu mais de 300 profissionais do setor para debater os desafios da saúde mental nas organizações e em que medida estes afetam a produtividade das empresas em Portugal.

Vanessa Henriques, CEO do IIRH, e Ana Ruivo, CEO da TEAM 24, deram as boas-vindas aos participantes e iniciaram a manhã de trabalhos.

Rita Piçarra, antiga CFO da Microsoft Portugal, foi a 1ª oradora desta manhã e com a sua palestra e história de vida motivou toda a assistência a encontrar o seu propósito de vida. Não poderíamos começar da melhor maneira, pois a Rita é uma apaixonada pela vida e, hoje, após uma carreira de sucesso, dedica-se à família, aos amigos e aos passatempos que a apaixonam.

Rita Piçarra

“O papel da liderança na saúde mental dos colaboradores” foi o tema da primeira mesa-redonda que contou com a moderação de José Gabriel Quaresma, apresentador da CNN Portugal, e com a participação de Ricardo Parreira, CEO da PHC, João Bexiga, CEO da Aubay, João Miguel Rodrigues, Chief People Officer da Aubay, e Catarina Azevedo, People & Culture Director da KPMG.

Para acompanhar o estado da saúde mental das pessoas, a Aubay realiza com regularidade inquéritos, onde todas as chefias têm de responder às observações dos colaboradores aí apresentadas. O CEO tem de conhecer todas as propostas, ações e estratégias que as chefias pensam implementar. Segundo João Rodrigues, se o colaborador “reclama”, é obrigatório a empresa dar uma resposta.

“Estes inquéritos têm cerca de 30% de respostas dos colaboradores e ressalvo que não é anónimo”, refere João Rodrigues.

Em termos de estratégias, na Aubay realizam-se almoços com o bord (pequenos grupos por departamento), num restaurante onde se debatem desafios, ouvem-se as pessoas e planeiam-se estratégias.

Ricardo Parreira falou dos novos modelos de trabalho, teletrabalho e híbrido e referiu que “A PHC, sendo uma empresa de software, as pessoas têm liberdade para se adaptarem ao modelo de trabalho que lhe for mais conveniente e isso leva os colaboradores a se sentirem mais felizes e serem mais produtivos”. Ricardo acredita que o trabalho híbrido é das melhores coisas que pode haver. “Foi lançado agora um estudo recentemente sobre felicidade no local de trabalho e um dos fatores número um é a flexibilidade. E a flexibilidade que se obtém com o híbrido é uma coisa incrível, as pessoas poderem compensar as horas em que objetivamente estão a trabalhar, para fazerem outras coisas que tenham necessidades, e que, ao fim do dia, entregam na mesma, é ótimo. Claro que temos que ter uma empresa com a cultura da entrega e não com a cultura da avaliação por observação.”

“Para uma melhor saúde mental, é bom as pessoas saberem que são avaliadas pela entrega e não pela observação do trabalho”, acrescentou.

Ricardo Parreira referiu que sempre idealizou uma empresa na qual fosse divertido trabalhar… e para isso acontecer, tem de se trabalhar numa cultura profissionalizada, onde esteja escrito e seja ensinado regularmente os comportamentos aceites e não aceites na empresa.

“Não toleramos pessoas tóxicas e mau ambiente na PHC. As empresas têm de trabalhar a toxidade.”

Ricardo Parreira

Na PHC, avaliam a segurança psicológica dos colaboradores através de um questionário anónimo a cada 3 meses. Assim, podem intervir nas equipas cuja segurança psicológica está mais afetada e é aí que atua a equipa de recursos humanos. A iniciativa “Ask the CEO” tornou-se uma estratégia fantástica de comunicação e confiança na empresa. “Assim, conseguimos ter as nossas pessoas a tratar da nossa toxidade e do bom ambiente de trabalho”, refere o CEO da PHC.

Catarina Azevedo, People & Culture Director da KPMG, falou do estado e dos desafios da Geração Z e referiu que a auscultação é uma prática de eleição na cultura da empresa. Esta geração quer trabalhar por projeto e a dificuldade de lidar com as lideranças mais antigas é maior. Aqui na KPMG só íamos falar com as pessoas para saber as razões da sua saída e agora começamos a agir antes e esta ação tem-nos trazido informação grandiosa e valiosa.

Catarina acrescentou que a parceria com a TEAM 24 saiu de uma auscultação que fizeram anualmente às pessoas e onde lhes foi pedido um conjunto de iniciativas, muitas delas na área da saúde mental.

“O CEO não tem de estar só preocupado com números e resultados, tem de estar preocupado com as suas Pessoas.”

Catarina Azevedo

Seguiu-se um momento de networking entre os participantes onde puderam conhecer melhor a nossa empresa parceira, TEAM 24, e as suas soluções para os desafios atuais.

Iniciámos a 2.ª parte da Conferência com a speaker, Sofia de Castro Fernandes, Autora e Fundadora do blog Às 9, Oradora TEDx, Professora convidada no ISEG, ISCTE e Nova SBE – Nova School of Business and Economics. Apresentou-nos a sua palestra com o tema “A importância da comunicação nas equipas, para evitar problemas de saúde mental”.

Eis alguns insights valiosos para reter:

  • O humor e a leveza nas empresas é cada vez mais importante.
  • Quando perguntamos, nas nossas empresas, se querem uma mudança dentro da organização… TODOS, e quando perguntamos quem é que está disposto a mudar… POUCOS.
  • A competência da curiosidade está a morrer dentro das empresas.
  • Em relação à tomada de consistência: queremos mudar, temos vontade de mudar, e agora a questão a seguir. Temos recursos?
  • Em vez de reclamar, contribua. Em vez de entregar uma pedra à liderança, entregue a solução.
  • O poder do elogio vai ser a ferramenta do futuro das empresas.

Terminou a sua fantástica palestra com empatia e agradecendo a oportunidade por poder partilhar conhecimento.

Seguiu-se a apresentação do caso Prático: Potenciar o Benefício Saúde e Bem-Estar na Salvador Caetano, por Miguel Teixeira, Coordenador de Marketing Corporativo e Sustentabilidade. Miguel iniciou a sua apresentação referindo a importância da liderança nos temas da saúde mental e dos objetivos das iniciativas do Grupo na conciliação das vidas profissional e pessoal dos seus colaboradores, a fim de promover um bom ambiente de trabalho.

Apresentou à plateia o plano de saúde mental e bem-estar da empresa e qual o caminho que estão a seguir. Em 2016, criaram o Clube SER. Este ano, integraram uma App de nutrição para todos os colaboradores e, com a parceria da TEAM 24, têm uma rede de suporte de psicólogos em Portugal e outras geografias. Em todo este caminho houve vários desafios, pois são mais de 5000 colaboradores e mais de 30 empresas.

Houve uma união com os diferentes responsáveis de RH das empresas do Grupo, para criar sinergias no que diz respeito a estratégia de benefícios dos colaboradores e, assim, criarem um portal centralizador de benefícios de todas as empresas do Grupo.

Antes da apresentação final, tivemos um espaço de conversa entre Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, e Ana Ruivo, CEO & Co-founder da TEAM 24. A Ana perguntou de que forma o Rui contribuiu para a cultura da Doutor Finanças e este respondeu que:

“As empresas são as Pessoas, o Doutor Finanças é um número de contribuinte. Começámos 5 pessoas e hoje somos 500.”

Acrescentou ao seu testemunho: “Quando se faz um caminho em que entendemos que as pessoas são o mais importante nas organizações, olhamos para essas pessoas e cuidamos delas como o nosso maior ativo.”

Para encerrar, Rui deixou alguns conselhos para os profissionais que ainda não deram o primeiro passo para cuidar do bem-estar das suas pessoas: “Façam uma autoanálise e vejam como está o estado de saúde mental da vossa organização. Se todos os CEO e chefias olharem para este tema, todos estão a contribuir para aumentar o compromisso das empresas para criar ambientes de trabalho saudáveis.”

“Sou grato à vida e ao burnout que tive em 2017. Só me assumo CEO e líder após o meu burnout.”

Rui Bairrada

Terminamos a nossa manhã com um exercício final de relaxamento, com Sónia Melo Saraiva, Founder & CEO do projeto – Human Performance Mentoring Pessoal e de grupos na área da regulação nervosa e prevenção da saúde mental através do corpo.

Seguindo um almoço patrocinado pela MDS que reuniu mais de 50 convidados.

Esta conferência foi conduzida pela maravilhosa Abbadhia Vieira, que foi fazendo excelentes introduções aos diferentes temas debatidos nesta conferência, nomeadamente destacando a importância de trabalhar o elogio, o riso e o humor corporativo.

 

OUTROS EVENTOS

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

NEWSLETTER TEAM 24

Subscreva e mantenha-se a par das novidades no panorama da Saúde Mental

* Preenchimento Obrigatório